O que cá entrou não pode cá estar 

Criação colectiva do grupo de documentação/narrativa do Quartel do Largo do Cabeço de Bola

* Quinta-feira a Domingo * 22 Junho a 2 Julho

/Exposição / Instalação

* Inauguração 22 Jun. 19h

Hangar , Largo Residências – Quartel do Largo do Cabeço de Bola

Talvez não saibam, mas eu costumava existir. Aqui; Mesmo aqui. Era onde eu costumava existir. Parece que foi hámuito tempo, mas para mim foi como se fosse mesmo agora (…)

Os primeiros habitantes do Quartel do Largo do Cabeço de Bola deixaram a sua pegada a partir do ano 1858. Plantaram histórias, memórias, fantasmas e personagens que quase não acreditamos. Os últimos habitantes surpreendem-nos com os caminhos que tomaram para ali chegar.

Esta exposição/instalação é um manifesto entre o precipício do passado e o abismo no futuro. Uma ideia antagonista entre a vida e a morte, entre o documental e o ficcional, entre a luz e a sombra.

Com recurso a texto, som, fotografia e vídeo faz-se a ponte entre a realidade e a ficção de um espaço no qual uma vida ligada à GNR – Guarda Nacional Republicana deu lugar a uma curta, mas intensa, vida cultural de mais de uma centena de trabalhadores da Cultura. Uma oportunidade única e irrepetível para conhecer um espaço prestes a desaparecer da vida de Lisboa como existe actualmente.

Não vos posso contar o que se passa dentro de mim, mas que láse passa dentro e que muitos sorrisos trouxeram de volta a este mundo, trouxeram.

—–

You may not know it, but I used to exist. Here; right here. This is where I used to exist. It seems like a long time ago, but for me it was as if it were just now (…)

The first inhabitants of the Quartel do Largo do Cabeço de Bola left their footprints as from the year 1858. They planted stories, memories, ghosts and characters that we can hardly believe. The last inhabitants surprise us with the paths they took to get there.

This exhibition/installation is a manifesto between the precipice of the past and the abyss in the future. An antagonistic idea between life and death, between the documentary and the fictional, between light and shadow.

Using text, sound, photography and video, a bridge is built between reality and fiction of a space where a life linked to the GNR – National Republican Guard gave way to a short but intense cultural life of over a hundred cultural workers. A unique and unrepeatable opportunity to get to know a space about to disappear from the life of Lisbon as it currently exists.

I can’t tell you what goes on inside me, but what goes on in there and that many smiles brought back to this world, they did.

—–

Ficha técnica e artística / technical and artistic sheet:

Entidade programadora / Programming entity: Largo Residências

Criação colectiva do grupo de documentação/narrativa do Quartel do Largo do Cabeço de Bola / Collective creation of the documentation/narrative group of the Quartel do Largo do Cabeço de Bola

Direcção executiva / Executive direction: Marta Silva

Coordenação / Coordination: Pedro Saavedra

Curadoria / Curator: Raquel Castro

Com obras de vários criadores / With works by various creators::

Retrato Fotográfico / Photographic Portrait: Vitorino Coragem

Entrevistas / Interviews: Francesco Valente

Vídeo: Amaya Sumpsi, Justine Lemahieu

Textos / Texts: Pedro Saavedra

Fotografia de Arquivo / Archive Photography: Claudia Fischer, Mário Mar e José Luís Neto

Mural: Dedo Mau

Instalação fotográfica / Photographic Installation: Claudia Fischer

Projecto Fotográfico / Photographic Project: José Luís Neto e Mário Mar

Produção e Comunicação / Production and Communication: Largo Residências

Agradecimentos / Acknowledgements: GNR, Arquivo Municipal de Lisboa e Coronel Bernardo Mendes.

Entidade Programadora

Entidade Promotora

Largo Residências

A cooperativa cultural e de responsabilidade social LARGO Residências tem como missão contribuir para o desenvolvimento local, através da concretização de actividades culturais e negócios sociais, impulsionadores da criação e dinamização artísticas e do envolvimento e integração comunitários, numa lógica de continuidade e crescimento que permitam, simultaneamente, garantir a sua própria sustentabilidade.
Information
Follow
Close